Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
João Duarte
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo mar 22, 2009 1:42 pm

Re: Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

#16 Mensagem por João Duarte » segunda nov 02, 2009 12:31 pm

Está ai qualquer coisa que não bate certo para 1 cavalo comer 1 fardo de palha por dia... um fardo de palha dá me sempre para 2 3 dias não tem cama de palha não desperdiça quase nada... :roll:

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Novas dúvidas

#17 Mensagem por PaulaDS » segunda nov 02, 2009 3:31 pm

Um cavalo que mora num boxe (ou em baia no Brasil) deveria ter à disposição 8 Kg de feno (ou capim, no Brasil) por dia. Ponto, paragrafo.
Não há mas, senão, porem. São fibras, volumoso, o que lhe vai servir para sobreviver e evitar cólicas num ambiente pouco saudável, prisioneiro dos humanos.
Falei de feno, mas poderia ser metade feno e metade palha de aveia se ambos forem de excelente qualidade ou metade palha e metade alfalfa (sempre de óptima qualidade ambos).
A maior parte das pessoas não tem nem ideia do que significa feno de boa qualidade e não sabe ver se a alfalfa está integra ou perdeu as folhas (mesmo isso sendo óbvio, visível). Mufas, bolores, poeira, etc passam inobservadas e muita gente ignora que são causa de altíssima percentagem de mortalidade em cavalos de cocheira que não vem uma pastagem nem com binóculo.
Então, podem contar com um fardo de palha para a cama e três quartos de fardo de feno por dia, muito depende do peso dos fardos. Há fardos que pesam 400 Kg e fardos que pesam 15Kg.

João Duarte
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo mar 22, 2009 1:42 pm

Re: Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

#18 Mensagem por João Duarte » terça nov 03, 2009 12:11 pm

Pois é assim eu conheço dezenas de pessoas que só dão palha aos cavalos mas também vão para a pastagem e os cavalos são 100% saudáveis... Não é o meu caso eu dou as 2 coisas palha de aveia e feno e na primavera sempre pastagem quando a erva esta rija... Eu não meto cama de palha nos meus cavalos porque pode causar lhes alergias... Sim há fardos de 400 a 20 25 os de 15 não conheço mas continuo a achar muita palha para o cavalo por dia ainda por cima desperdiçar 1 fardo de palha em cama, acho que não estas a dar 1 bom exemplo ao tópico... O rapaz quer saber o custo de ter 1 cavalo assim assustas o rapaz xDD no meu ver acho que 1 fardo da sempre para 2 dias sem ser desperdiçado... Mas compreendo o teu ponto de vista ;);)..
Cumprimentos João Duarte

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

#19 Mensagem por PaulaDS » terça nov 03, 2009 7:12 pm

A nossa responsabilidade moral não é pensar ao susto do rapaz, mas sim ao bem estar dos cavalos que ele um dias poderia possuir - mesmo não tendo as possibilidades ou os conhecimentos para isso.
Eu penso ao cavalo, não à pessoa. A pessoa pensa a ela mesmo, ao cavalo não pensa ninguém.

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

#20 Mensagem por lazao » terça nov 03, 2009 10:48 pm

Alimentar um cavalo não é nenhum bicho de 7 cabeças como muitas pessoas que não estão dentro do assunto fazem. Um cavalo que esteja em forma e que trabalhe pouco,quando digo trabalhar pouco é fazer uns passeios ao fim de semana e pouco mais, uma boa palhinha e ração é suficiente para mante-lo alimentado e saudável. Uma saca de ração da mais ou menos para uma semana, e por mês pode-se gastar uns 15 fardos de palha (um fardo para dois dias mais ou menos). Gasta-se a volta de 70 ou 80 euros por mês. Agora depende, se for um animal que esteja magro... ou que trabalhe muito,a dose tem que ser um pouco maior, para compensar,agora para manutenção não é preciso muito. A cama pela experiência que tenho tido,na minha opinião o melhor é aparas da madeira..e alguma palha por cima a mistura, é muito absorvente, e tem melhor resultado; em meu ver; com as duas coisas juntas que só o uso de uma delas em separado. Tenho um amigo que é carpinteiro e da-me sacas de aparas...e a palha aquela que é desperdiçada espalho por cima das aparas. Isto é só uma opinião, cada pessoa tem a sua. :D a minha égua esta gordinha e em forma, apenas com palha e ração. A ração que lhe dou é uma mistura que faço, ponho aveia de molho,depois dou misturada com farelos humedecidos, e ponho um bocado de ração para cavalo a mistura. Por vezes compro umas sacas de cenouras e dou também cortas aos bocados. :)

Responder

Voltar para “Alimentação”