Ladear ....

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Obrigado

#16 Mensagem por Wasserluft » segunda out 02, 2006 9:58 pm

Muito Obrigado Sr João Amanha começo .
Uma ultima pergunta tempo por sessao de treino ???
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cessão

#17 Mensagem por João dee Deus » terça out 03, 2006 3:11 am

Jorge

Para se ter uma noção da duração de um treino,tem de se ter talvez um control em nós mesmos que eu não consigo.
Quando a scoisas correm bem não dou pelo tempo passar e o sacrificado é o Cavalo.

O melhor é estar sempre a olhar para o relógio.

Há sinais que eles dão mas tambem dependem da disposição animica desse dia.

O passar à guia tem muito para aprender....mesmo muito,e parece uma coisa simples mas não é.
É um exercicio de ginastica que pode ser levado a um ponto de dificuldade bastante alto.

Com os Cavalos a pess word é muitas lições e curtas.

Devido à velocidade em que consegue maior equilibrio,o galope é o andamento em que o exercicio que te recomendei será mais facil para o Cavalo.
Na maioria dos casos e como meta a atingir,consigo um galope à minha volta com uma guia de 2 metros com o Cavalo satisfatoriamente vertical.
Mas só por 3 voltas porque castiga muito a mão de dentro.

Quando as voltas começam a encurtar e o Cavalo ater dificuldade em fazê-las,deve-se dar um puxão na guia ao ritmo do galope e quando ele se apoia na mão de dentro.
Com isto consegue-se que ele não desmanche o galope facilmente.

A duração da sessão de guia,se for só de guia sem montar,pode ir à meia hora intervalada com periodos de passo.
Se fores montar a seguir bastam 15 minutos bem feitos.

Treina a cedencia ao polegar como te disse,até conseguires mais do que uma passada lateral com os posteriores sem mexer as mãos do Cavalo.

Deopois ao montar começa pela cabeça ao muro (como eu fiz institivamente).

saudaçõpes Marialvas,...e bem ou mal mas ocm muita vontade....eu estou sempre aqui :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#18 Mensagem por Sentry » terça out 03, 2006 5:16 am

Eu anteriormente a saber fazer o ladear, fiz a cabeça ao muro. É o mesmo que o ladear, só que temos a parede do picadeiro à frente.
Eu também não sou a melhor pessoa para tar a dar explicações. Apenas tiro ideias do que vou aprendendo.
E na aula de hoje, tentei fazer pela primeira vez uma pirueta. Nem sabia como se fazia, apesar de ter saido mal la tentei 3 vezes e até gostei de expriementar.

Cumprimentos! ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aprender

#19 Mensagem por João dee Deus » terça out 03, 2006 5:45 am

Sentry(já me esqueci do teu nome)

Acabas por ser um exemplo,talvez muito "práfrentemente" :lol: do que venho a recomendar a quem não tem um monitor à mão.

Agora tens de parar para pensar e ordenar (por por ordem) a tua evolução.

Um exercicio de cada vez e aperfeiçoá-lo tanto quanto sejas capaz.

Tens de ter rigor e não te contentares com o medíocre que é facilmente conseguido.

De pouco te deve satisfazer, conseguires um ladear se estiveres em má posição a Cavalo.Tudo tem de ir em paralelo na aprendizagem, tu e o cavalo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » terça out 03, 2006 6:24 am

Olá forum,
Desculpem insistir na mesma "tecla" mas faz-me pena que estejam a tentar descobrir e a experimentar tudo aquilo que está descoberto há vários séculos. Vão cometer os mesmos erros, fazer as mesmas descobertas (se forem génios), pode até ser uma ideia aliciante - descobrir como descobriram os nossos antepassados, mas será também uma enorme frustração chegar ao fim de uma vida de dedicação e constatar, que afinal apenas conseguimos chegar perto das "descobertas" de Xenofonte (427-355 a.C.).

Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#21 Mensagem por Sentry » terça out 03, 2006 6:24 am

Chamo-me Luis :lol:

" Agora tens de parar para pensar e ordenar (por por ordem) a tua evolução.

Um exercicio de cada vez e aperfeiçoá-lo tanto quanto sejas capaz.

Tens de ter rigor e não te contentares com o medíocre que é facilmente conseguido. "

Concordo plenamente com o que disse, o que tentei hoje na pirueta foi só mesmo para exprimentar, com 19 anos, tentei exprimentar coisas novas e por acaso gostei. Mas entretanto vou aperfeiçoar tudo o que tenho aprendido até agora.

Cumprimentos! ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aprendizagem

#22 Mensagem por João dee Deus » terça out 03, 2006 6:50 am

Luis Pedro...tenho de especificar pois o sentry também é Luis.

É verdade o que disse,mas entretanto vamos participando na vida em vez de estarmos a observar e a bater palmas a quem tem meios e processos que não desprediçariamos se os tivessemos.

O Portugal não é só o litoral onde afluem preferencialmente e pelos mesmos motivos,os militares,os medicos,os engenheiros,os professores...incluindo os monitores.

Não queria incluí-lo na lista de pessoas que descohnecem esta realidade.
Vamos fazer o quê...ficar a olhar.??esperar que a evolução nos apanhe.?

A felicidade passa por estas pequenas coisas mesmo no imaginário.

O prazer da descoberta mesmo de coisas conhecidas é o mesmo que teve o autor.
Sou o primeiro,e já aqui disse que haverá muitos potencias campeões perdidos por esta terra fora que nunca terão a possibilidade de o demonstrar.
Os que só precisaram de um par de alpregatas,já se fizeram notar,agora nós...teremos de esperar.

Luis

Percebeste que reconheço que vontade não te falta...agora tens de moderá-la e organizá-la na medida do que conseguires.

saudaçõres Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » terça out 03, 2006 7:19 am

Olá João,
Tenho perfeita noção daquilo que afirma, no entanto parece-me que encorajar a "saltar do avião sem paraquedas" (tou a ser um pouquinho dramático) na esperança de que quando o houver já sabemos fazer o resto, não será a melhor forma.
Os profissionais de equitação vão onde há alunos que justifiquem a sua deslocação, também os alunos podem tentar deslocar-se (com a regularidade possível) a locais onde existam aulas.
O João já teve oportunidade de verificar pessoalmente as vantagens desta prática que considero a mais vantajosa e proveitosa para quem quer aprender e evoluir.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#24 Mensagem por João dee Deus » terça out 03, 2006 7:47 am

Luis

O objectivo da aprendizagem equestre não se resume nem se esgota nas provas de Dressage.Há um mundo de coisas a fazer e a gozar.

Nem todos queremos, podemos,ou mesmo somos capazes de ser olimpicos e artistas na equitação.

A própria pontuação na Dressage vai do 0 ao 10,e em todos estes niveis há Dressage.

Se houver génio e arte,mesmo começando de modo proprio e com os meios que há hoje,depressa se chega junto de quem sabe e se aprende.
De resto que conselho daria ao Luis.?
Temos de ser concretos e entusiasmantes para quem começa,e não amordaçá-los com dificuldades e perigos de ineficiencia na aprendizagem experimental por conta propria.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Começei

#25 Mensagem por Wasserluft » quarta out 04, 2006 8:56 pm

Ja começei hoje e esta a dar resultados . Amanha vamos ver se ele teve (explicaçoes n boxe :wink: )
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

calma

#26 Mensagem por João dee Deus » quarta out 04, 2006 9:46 pm

Jorge

Calma lá que isso não é "atar e por ao fumeiro".

Mas pronto...não podes esperar que eu aqui à distancia,tenha acertado em tudo o que o teu Cavalo precisa,como é logico.

Agora ..vai-me dando informações de como ele reage para que se possa fazer um "ajuste",talvez já "fino" do que será preciso.

Tudo o que achares diferente que ele faça,diz-me,e se não houver nada....há pelo menos a certeza de uma atenção tua para com ele maior do que de costume, e isso já é progresso :wink: :lol: :lol: :lol:
Olhinhos bem abertos com a certeza que estes bichos,ao contrario de nós,as coisas que fazem teem sempre uma razão lógica. :lol: :lol:


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#27 Mensagem por AnaE » quarta out 04, 2006 10:03 pm

... eu quando estava a começar (embora ainda esteja a começar) e não tinha cavalo e tinha aulas arranjei um livro e nos ía lendo e assimilando... e a verdade é que o meu monitor na altura ficava muito admirado como é que eu progredia tanto de aula para aula.

Para além do tal livrinho, quano podia ía ter uma aulas em sitios diferentes... umas saiam melhores outras piores... mas comigo funcionou muito bem!

Jorge, aí perto de ti tens um sitio onde eu por acaso caí uma vez numa dessas aulas casuais e que penso que talvez pudesses frequentar pontualmente para aferição dos progressos. Talvez até conheças.

Boa sorte

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

Opiniões diversas

#28 Mensagem por Cavaleira » quinta out 05, 2006 2:11 am

Corroboro as intervensões do sr. Luís Pedro neste tópico.

Devo ser muito "atada", segundo os parâmetros do Sr. João, porque nunca faria nem nunca aconselharia alguém com um ano de equitação "autodidata" que nunca fez uma espádua a dentro a ensinar um cavalo a ladear!... Por amor ao cavalo.
Do meu ponto de vista, ainda antes de se iniciarem os exercícios preliminares de cedência à perna e espadua a dentro, é essencial ter uma boa posição no trote sentado...
Mas acho que tudo isto depende fundamentalmente de como se encara a equitação - como uma corrida de 100 metros ou como uma maratona.

Claro que esta é apenas a minha modesta opinião, baseada no meu humilde percurso equestre, e acho interessante, e até confortante, ver que existem opiniões muito diferentes.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Calma

#29 Mensagem por Wasserluft » quinta out 05, 2006 3:03 am

Esteja descansado Sr João que eu vou com calma ...

Longe de mim fazê-lo de outra forma . Apenas queria partilhar com os forenses que ele ,a meu ver , aceitou bem . Deu primeiro um passo para o lado insisti,segundo toque de polegar, e ele recuou .
voltei a colocá-lo na mesma posição de frente para a teia [Sr joão , Passei a guia a 2 antes como indicou, ele nao inclina "tipo moto" nunca o tinha passado a guia a uma distância tão curta antes (4 , 5 m por norma ) e não me esqueci do pormenor dos moletes :D ] .
da segunda vez já não recuou e deu um passo para o lado mais "perfeito" que o primeiro e a terceira deu dois passos . Não insisti mais . Recompensei com maçã e Amanha retomarei trabalho.

Ainda não tenho um ano de Equitação só o farei em Novembro.

Apenas conto com o Amor que tenho por cavalos desde que me lembro,a minha dedicação diária (como as vezes digo um dia chego a casa e não tenho namorada),as minhas 4 aulas de Equitação e o meu curso de Eqqus com a Anna Kerckhoff de Sacchi sei que nem uma migalha são de expriência ou saber . No entanto não desisto . O saber não ocupa lugar e , a titulo de exemplo , aprendo aqui todos os dias
Ana E que sítio é esse que falaste na minha zona ??
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#30 Mensagem por AnaE » quinta out 05, 2006 3:36 am

É um picadeiro que penso ser da D.ª Isabel Pinto Coelho e é nos Capuchos. Fui lá por duas vezes há cerca de 5 anos por mero acaso... nunca tinha tido uma aula tão académica por assim dizer, embora o picadeiro e o ambiente seja do mais descontraido que há.

É engraçado que agora me lembro que na aula fiz um ladear... coisa que nunca tinha feito porque nunca tinha tido aulas em cavalos ensinados. Ela disse quais eram as ajudas e saiu :shock: ... na altura estava habituada a montar tudo o que aparecia... fiquei surpreendida por haver cavalos que respondiam assim!

Não eram estampas de cavalos mas pareciam muito afinadinhos e estimados!

Só não fui mais vezes porque depois comprei o meu cavalo e depois só o montava a ele...

Ter cavalo é uma maravilha mas quando é muito cedo e com poucos recursos pode ser um grande entrave à progressão como cavaleiro!

Responder

Voltar para “Ensino”