Ranking
Moderadores: Filipe Graciosa, APD
-
- Sela 01
- Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Eu considero o ensino a modalidade base para todas as outras modalidades.
Posto isto fica o meu comentário ao Ranking:
Seniores: 12 cavaleiros
Seniores Small Tour: 23 cavaleiros
Iniciados: 1 cavaleiro
Juvenis: 4 cavaleiros
Juniores: 8 cavaleiros
Jovens Cavaleiros: 4 cavaleiros
Noutros tópicos, fala-se muito que a modalidade de Ensino tem crescido muito...
... e eu pergunto, onde?
Vejo toda a gente a elogiar os concursos internacionais de Ensino, que já se fazem em Portugal.
... e eu pergunto, de que é que servem concursos internacionais, se só temos "meia-dúzia" de cavaleiros nacionais a participar???
Na minha opinião, a Federação devia investir muito mais em concursos nacionais, distribuindo-os por todo o país, para atrair mais praticantes para a modalidade.
Começa-se a casa pelo o telhado, depois a casa vai abaixo.
Posto isto fica o meu comentário ao Ranking:
Seniores: 12 cavaleiros
Seniores Small Tour: 23 cavaleiros
Iniciados: 1 cavaleiro
Juvenis: 4 cavaleiros
Juniores: 8 cavaleiros
Jovens Cavaleiros: 4 cavaleiros
Noutros tópicos, fala-se muito que a modalidade de Ensino tem crescido muito...
... e eu pergunto, onde?
Vejo toda a gente a elogiar os concursos internacionais de Ensino, que já se fazem em Portugal.
... e eu pergunto, de que é que servem concursos internacionais, se só temos "meia-dúzia" de cavaleiros nacionais a participar???
Na minha opinião, a Federação devia investir muito mais em concursos nacionais, distribuindo-os por todo o país, para atrair mais praticantes para a modalidade.
Começa-se a casa pelo o telhado, depois a casa vai abaixo.
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
Olá André,
O ensino tem crescido bastante, isto não quer dizer que é muito grande, quer dizer exactamente o que lá está escrito - tem crescido.
Baseias a opinião no ranking, mas este só refere os cavaleiros (as) que pontuaram nas provas, só pontuam com 60% ou mais e mesmo assim só até ao 10º lugar (no caso dos CDE, 11º nos CDN, etc.)
A realização de concursos internacionais é muito importante pois permite um contacto internacional que de outra maneira só é possível com deslocações ao estrangeiro com todas as implicações e despesas que isso acarreta. No entanto os elogios, mais ou menos generalizados, são apenas para um concurso pois é o unico internacional de ensino que se realiza anualmente em Portugal.
Concordo inteiramente que a FEP devia investir muito mais no ensino, apenas tem responsabilidade directa (ou mais ou menos directa) em seis concursos - as Taças de Portugal e o Campeonato de Portugal. Ao contrário do que afirmas já existe a preocupação de distribuir as provas pelo País: I Taça - Lisboa, II Taça - Alter do Chão, III Taça - Azeitão, IV Taça - Reguengos de Monsaraz e Final da Taça - Ponte de Lima.
Como podes constatar existe uma distribuição mais ou menos abrangente que só o não é mais por a realização das provas necessitar de uma organização e local adequado para se fazer o concurso, o que, por exemplo no Algarve não tem existido.
Luis Pedro
O ensino tem crescido bastante, isto não quer dizer que é muito grande, quer dizer exactamente o que lá está escrito - tem crescido.
Baseias a opinião no ranking, mas este só refere os cavaleiros (as) que pontuaram nas provas, só pontuam com 60% ou mais e mesmo assim só até ao 10º lugar (no caso dos CDE, 11º nos CDN, etc.)
A realização de concursos internacionais é muito importante pois permite um contacto internacional que de outra maneira só é possível com deslocações ao estrangeiro com todas as implicações e despesas que isso acarreta. No entanto os elogios, mais ou menos generalizados, são apenas para um concurso pois é o unico internacional de ensino que se realiza anualmente em Portugal.
Concordo inteiramente que a FEP devia investir muito mais no ensino, apenas tem responsabilidade directa (ou mais ou menos directa) em seis concursos - as Taças de Portugal e o Campeonato de Portugal. Ao contrário do que afirmas já existe a preocupação de distribuir as provas pelo País: I Taça - Lisboa, II Taça - Alter do Chão, III Taça - Azeitão, IV Taça - Reguengos de Monsaraz e Final da Taça - Ponte de Lima.
Como podes constatar existe uma distribuição mais ou menos abrangente que só o não é mais por a realização das provas necessitar de uma organização e local adequado para se fazer o concurso, o que, por exemplo no Algarve não tem existido.
Luis Pedro
-
- Sela 01
- Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Fico contente que estamos de acordo nas linhas gerais...Concordo inteiramente que a FEP devia investir muito mais no ensino, apenas tem responsabilidade directa (ou mais ou menos directa) em seis concursos - as Taças de Portugal e o Campeonato de Portugal. Ao contrário do que afirmas já existe a preocupação de distribuir as provas pelo País: I Taça - Lisboa, II Taça - Alter do Chão, III Taça - Azeitão, IV Taça - Reguengos de Monsaraz e Final da Taça - Ponte de Lima.
... mas quando eu sugeri que se devia fazer mais provas distribuídas pelo país, era estava aser muito mais abrangente do que 5 provas num ano.
Estou a sugerir, que se desenvolva em parceria com os centros hipicos locais, muitas provas de ensino a nivel regional, principalmente para os mais novos, mas não só...
Estou a sugerir que se estimule concorrência entre os centros hipicos locais...
E a partir daqui, puxar este sangue novo, para o circuito nacional.
E depois de se ter massa critica de praticantes, aí sim, pensar mais alto, como nos concursos internacionais, etc.
Isto para trazer mais cavaleiros e ca
-
- Mestre de Equitação
- Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am
Olá André,
É claro que concordo.
Felizmente tem surgido mais centros hipicos a organizar provas, bastante para além dos tais 5 concursos "patrocinados" pela FEP.
Ainda não foi possível descobrir uma formula de trazer público em número suficiente para que a "coisa" descolasse, a excepção tem sido o "Internacional" e um ou outro concurso.
Dadas as caracteristicas das provas, o publico só começa a aparecer quando aparecem os "piaffée's" e as "passage's" ou com muitos miudos... em qualquer dos casos ainda há algum caminhos a percorrer.
Luis Pedro
É claro que concordo.
Felizmente tem surgido mais centros hipicos a organizar provas, bastante para além dos tais 5 concursos "patrocinados" pela FEP.
Ainda não foi possível descobrir uma formula de trazer público em número suficiente para que a "coisa" descolasse, a excepção tem sido o "Internacional" e um ou outro concurso.
Dadas as caracteristicas das provas, o publico só começa a aparecer quando aparecem os "piaffée's" e as "passage's" ou com muitos miudos... em qualquer dos casos ainda há algum caminhos a percorrer.
Luis Pedro
esse é sem duvida um grande "contra" do ensino... nos níveis basicos é tão chato que até quem gosta de ensino se aborrece de ver.Ainda não foi possível descobrir uma formula de trazer público em número suficiente para que a "coisa" descolasse,
Talvez ao nível de escola ganhasse mais se associado a provas de saltos ou outras modalidades... pelo menos garantia a presença de algum publico que poderia começar a ganhar gosto pela disciplina.
Acho que falta também uma abordagem mais pedagógica ao público... com follhetos explicativos para se perceberem o programa e objectivos de cada prova. Afinal as provas de ensino também são como "gincanas"... têm objectivos, exercicios, dificuldades e ordens definidas... só falta o colorido.