Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
Claudio Gomes
Espectador
Mensagens: 6
Registado: segunda set 25, 2006 7:28 am
Localização: Coimbra

Alimentação Tipica do Cavalo (custo mensal)

#1 Mensagem por Claudio Gomes » segunda set 25, 2006 8:06 am

Antes de mais saudações a todos os que frequentam este fórum.

Venho pedir ajuda a todos os entendidos em cavalos para me esclarecerem acerca da alimentação correcta para um cavalo.

-Dimensões da boxe.
-Camas de palha ou estilha.
-Número de refeições por dia.
-Qual a ração mais adequada para um cavalo de esforço médio.
-Que palha de dar e que quantidade.
-Custo mensal tendo em conta a vossa experiência


Gostava de tirar estas dúvidas antes de passar a fase seguinte, a compra do animal. Bom se se lembrarem de mais algum pormenor que me esteja a falhar digam. Agradeço desde já a atenção dispendida por vós.


Atentamente, Claudio Gomes

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » segunda set 25, 2006 11:54 pm

-Dimensões da boxe. ... min 3x3... preferivelmente que o cavalo tenha acesso diario ou freq. a um paddock.

-Camas de palha ou estilha. .... eu prefiro palha... aparas também tem vatagens de limpeza (mas dá muito trabalho a limpar permanentemente se não estragam-se em pouco tempo e são muito caras... as boas) e pode ser bom para controlar a alimentação do cavalo, quando por exemplo é um cavalo muito guloso por palha.

-Número de refeições por dia.... min 3

-Qual a ração mais adequada para um cavalo de esforço médio... depende do cavalo e do tipo de esforço... mas quanto mais natural melhor.

-Que palha de dar e que quantidade.... deve dar-se palha e feno... o cavalo deve ter acesso constante a palha ou feno... o que rondará no minimo 1 fardo por dia no total.

-Custo mensal tendo em conta a vossa experiência... se for para ter o cavalo em casa e fazer por conta própria todas as tarefas (que são muito trabalhosas, não têm feriados nem férias, e não podem ficar para depois)

ração ..entre 30 a 50 euros

palha/ feno a 2.5€ o fardo de 25 kg(o preço depende da zona do país e da disponibilidade)... é fazer as contas...

aparas 7.5 a 15 euros a saca de 40 kg.... a duração depende da frequencia da limpeza das aparas... uma saca pode duras 1 semana .... ou 2....


resumindo:... para ficar "menos caro" dá muito trabalho... mas depende de muitos factores... localização no país... tempo, espaço e mão de obra disponivel...

Há alguma literatura sobre o assunto... mas não há como experimentar!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » terça set 26, 2006 12:05 am

Claudio

Benvindo cá aos foristas.

Se fores tu a tratar dele..a alimentação de um Cavalo custa um maço de tabaco por dia...e ponto final.

É o que eu costumo dizer aos que querem ter um Cavalo e são fumadores :wink: .Não sei se é o teu caso,mas se for serve-te a carapuça,sabendo de antemão que matavas dois coelhos com uma cajadada :wink:

Como a Ana diz,se ele for de comer a cama,convém ser de aparas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » terça set 26, 2006 4:45 am

Olá João,
Agora não percebi, "...sabendo de antemão que matavas dois coelhos com uma cajadada", quais coelhos, ele e o cavalo?

Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » terça set 26, 2006 4:46 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Luis Pedro

Claudio Gomes
Espectador
Mensagens: 6
Registado: segunda set 25, 2006 7:28 am
Localização: Coimbra

#6 Mensagem por Claudio Gomes » terça set 26, 2006 6:10 am

Obrigado pelas vossas respostas.

Em relação às minhas questões quero acrescentar que contratei o meu avô para tratar do animal. Assim mato dois coelhos de uma cajadada.

-A primeira poupo uns €€ e depois o velhote, como eu, adora estes bichos.
-Por outro lado o espaço que tenho para a boxe deve ter uns 4x4m ou 5x4.
-Tenho já disponivel 500m2 para deixar o cavalo durante o dia. Vou tentar arranjar mais uns 1500m2. Já agora o que posso semear para pastagem.

Caro João felizmente não tenho esse vicio malvado do tabaco, por isso mais um ponto a favor para a compra do cavalo... :lol:

Se poderem dar mais conselhos agradeço. Nunca são demais.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » terça set 26, 2006 6:32 am

Á partida parece um cavalo com sorte... vamos lá ver se o mesmo se aplica ao teu avô! :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » terça set 26, 2006 6:49 am

Luis

Os dois coelhos são matar o vicio e satisfazer o gosto de ter um Cavalo :wink:

Claudio

500 metros quadrados é uma ganda "sala de estar"..por aí ele está bem. :wink:

Ter um avô para o tratar...estás tu bem :wink:

1500 metros para semear é que estão os dois mal porque não dá para nada.Pôe lá mais um zero nessa medida e já podes semear aveia se o terreno tiver hmidade suficiente.

Estou ansioso para ter um neto que me "chateie" a cabeça para tratar de um Cavalo dele :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Claudio Gomes
Espectador
Mensagens: 6
Registado: segunda set 25, 2006 7:28 am
Localização: Coimbra

#9 Mensagem por Claudio Gomes » terça set 26, 2006 10:34 pm

Pois por mais um zero até ponho tenho que ver se consigo arranjar um terreno para alugar. Isto por aqui está tudo muito inflacionado... Mas em relação ao pasto não existe nenhuma mistura de sementes própria? Pelo menos para os ovinos acho que existe. Obrigado a todos pelas respostas.

Atentamente, Cláudio Gomes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pasto

#10 Mensagem por João dee Deus » terça set 26, 2006 10:59 pm

Cláudio

Para semeares aveia tens o terreno ocupado de outubro a junho,depois e até à nova sementeira ele pasta o restolho da aveia.

Se for terra boa consegues 200 fardos pelo menos o que te dará para o ano todo contando que enquanto pasta no restolho não gastas fardos.

Se a aveia estiver boa, pouca ração..ou pelo menos, menos ração será precisa.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#11 Mensagem por anasabreu » quarta set 27, 2006 1:07 am

Eu por exemplo estou a pensar semear para a Libra comer no pasto e não só para enfardar... continua a ser melhor a aveia?
Ana Sofia Abreu

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aveia

#12 Mensagem por João dee Deus » quarta set 27, 2006 9:04 am

Ana

Não..se queres semear para pastagem,tens de ter terreno suficiente para fazeres vedações e mudares o Cavalo para não sobrecarregar a pastagem.
Nesse caso é melhor que peças uma analise ao solo e com esses dados te aconselhes com um técnico que trabalham com as casas que vendem sementes para ele te indicar a mistura de sementes mais indicada.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#13 Mensagem por anasabreu » quarta set 27, 2006 6:06 pm

o terreno tem cerca de 7000m2... divido em 2?
Ana Sofia Abreu

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

tyerreno

#14 Mensagem por João dee Deus » quarta set 27, 2006 11:38 pm

Ana

Essa dimensão é pouca para semear pastagem :roll:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

valente
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 18, 2009 1:05 pm

Novas dúvidas

#15 Mensagem por valente » quinta mar 19, 2009 11:39 am

AnaE Escreveu:ração ..entre 30 a 50 euros

palha/ feno a 2.5€ o fardo de 25 kg(o preço depende da zona do país e da disponibilidade)... é fazer as contas...

aparas 7.5 a 15 euros a saca de 40 kg.... a duração depende da frequencia da limpeza das aparas... uma saca pode duras 1 semana .... ou 2....

resumindo:... para ficar "menos caro" dá muito trabalho... mas depende de muitos factores... localização no país... tempo, espaço e mão de obra disponivel...

Há alguma literatura sobre o assunto... mas não há como experimentar!
Estou a reabrir este tópico pois sou novo por aqui.

Ao ler esta informação dada pela AnaE fiquei um pouco confuso, pois não sei se esta informação é para desanimar quem quer iniciar-se nos cavalos ou se realmente é verdade, o que não me parece...

Pelo que tenho lido os cavalos devem comer cerca de 2,5% do seu peso por dia, logo um cavalo de 600Kg deveria comer ceca de 15Kg de alimentos por dia.

Mediante o que disse a AnaE, um cavalo come em média 25Kg de palha/fen por dia??? mais 30 a 50 euros de ração por mês (conforme o preço da mesma poderemos estar a falar em pelo menos 120Kg de ração/mês), logo mais 4Kg de ração por dia... mais suplementos, fruta,....

Ou seja, para esta forista um cavalo deve comer à volta 30Kg de alimentos por dia....
ou seja, o dobro do recomendado...

Agradeço comentários a isto.
Cumpriementos,

Responder

Voltar para “Alimentação”