Ladear ....

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Ladear ....

#1 Mensagem por Wasserluft » sábado set 30, 2006 2:27 am

Algumas dicas para ensinar o Trovão a Ladear ???
Ou forçosamente tem que ir para uma "Escola" .....
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#2 Mensagem por horse_lover » sábado set 30, 2006 2:56 am

Bem...outros virão aqui dar-te a "lição", mas por enquanto ficas com a minha opinião... :roll:

Desmontado, seguras nas rédeas do cavalo não o deixando andar para a frente, e com a varinha, dedo, punho (o que o cavalo "preferir") empurras junto à cilha de modo a que ele "ande de lado"...festas...e tá Bom! :)

Depois fazes o mesmo exercicio montado!, perna à cilha, a segurar a rédea de fora (contrária ao movimento) - aquela que agarraste qdo estavas no chão...

Quem me diz se estou errada??? :lol:
Ana Patrícia
Imagem

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » sábado set 30, 2006 4:20 am

Olá Ana,

A explicação que destes parece-me assentar melhor no ensino básico de deslocação das ancas.

As ajudas e definição do ladear estão bem esplicadas em livro, e eu não sou boa pessoa para explicar porque nunca ensinei nenhum cavalo.

Acho que antes de pensar no ladear há alguns exercicios básicos que têm que estar bem consolidados, como a cedência à perna, espádua a dentro e o controlo das espáduas e ancas. :wink:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » sábado set 30, 2006 4:38 am

Muito bem dito, primeiro as bases depois conforme vamos subindo vem tudo naturalmente!


A resposta a á questão depende do nivel de ensino que o cavalo tem de momento, pois se não sabe fazer uma cedência á perna, temos que ensinar a fazer uma cedência á perna e o mesmo com a espadua a dentro, e as rotações, e as cabeças ao muro e renverse e depois de isto estar bem estabelecido e o cavalo estar submiso e calmo nestes exercicos então está pronto para fazer um ladear.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sábado set 30, 2006 5:04 am

Olá Wasserluft,
Como escreveu a Rogers, diz-nos o que sabe o cavalo (e o cavaleiro).

O ladear é o exercicio mais avançado dos trabalhos laterais: Cedencia á perna, Espadua a dentro, Anca a dentro (exercicio apenas para trabalho) e Travers/Renvers/Ladear (estes exercícios são iguais apenas diferindo no local em que se executam, cabeça ao muro, garupa ao muro e na diagonal do picadeiro, respectivamente).

Para ensinar o ladear, o cavaleiro deve ter o cavalo a executar as figuras simples de picadeiro e o exercicios, acima referidos (cedencia a perna, espadua a dentro e anca a dentro) que servem de ginástica e preparação para iniciar o ladear.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ladear

#6 Mensagem por João dee Deus » sábado set 30, 2006 5:05 am

Jorge

Essa pergunta fês-me lembrar o meu primeiro m^ws de equitação tinha então 12 anos.

Enquanto o meu Mestre foi beber um café e eu fiquei a montar sózinho no picadeiro deu-me na cabeça por o Cavaalo a ladear.
Com o meu atrevimento natural parei o Cavalo de frente para a teia e vireia cabeça dele ligeiramente para a direita,depois segurei a redea esquerda e empurreio com a perna esquerda para ceder a garupa para a direita.Depois outra vez a frente,depois a trazeira,e assim sicessivamente deslocando-me lateralmente sempre verticamente à teia.
Quando o Mestre chegou e me surpreendeu a fazer aquilo,deu-me nas orelhas em vez de me ajudar a conseguir.Eram os tempos de então e eu já sabia que era assim.

Serve isto para dizer que estas coisas teem a sua dificuldade mas presisam de ousadia e nada pode deter quem tem ideias e só precisa de aperfeiçoá-las.
Por isso Jorge,nada nem ninguém te impede de experimentares até quem sabe um metodo novo que tu inventes.Desde que consigas porque estas coisas começaram por experimentais e depopis de aceites tornaram-se clássicas.

Todos estamos ao nivel de conseguir coisas....em todas as a´reas,e a informatica que bem conheces a isso nos dá possibilidades.

Paralelamente com a instrução classica nunca despreses o teu instinto.

saudações Marialvas...vou sair e quando vier exclareço o que tens de fazer e com que ordem.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

exercicios

#7 Mensagem por Wasserluft » sábado set 30, 2006 5:22 am

O trovao faz o outros exercicios . Ja fazia !só a "Marcha atrás" ,Desculpem mas eu gosto mesmo deste termo :D é que eu ensinei quando ele chegou e ,para meu espanto ,ele aprendeu a far em 10 m .
Sr joão aguardo ansiosamente pelas dicas .
A todos os outros forenses muito muito obrigado ...
Vou Imprimir ... Ler ...Ler...ler... E por em practica ...
Bom fim de semana a todos ... Este fds não trabalho ou seja todo o FDS com o Trovão :D . Um dia deste a namorada pede-me o Div :shock:
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ladear

#8 Mensagem por João dee Deus » sábado set 30, 2006 9:01 am

Jorge

Andar para trás é a versão tosca de recuar.
Andar de lado é a versão tosca de ladear.

Para ladear o principal é o Cavalo ter a frente levantada que é comum em todos os movimentos, e ir buscar terreno com o posterior contrario ao lado para onde se ladeia,debaixo da massa corporal com uma pequena encurvação.Remeter o posterior à pista do lado contrario.
Isto é o que se pretende.

O primeiro exercicio é passá-lo à guia em circulos pequenos sem ele se inclinar como as motos,ou seja mantendo o corpo vertical e em curva.
Para isso vais encurtando a guia enquanto ele mantem a verticalidade e quando for demais para ele ,começa a inclinar-se e aí alivias a guia para ele voltar à situação anterior em que ia vertical.Com o andamento e melhoramento cada vez ele consegue encurvar melhor sem se deitar.
Este exercicio obriga-o a ir buscar terreno debaixo do corpo e na pista contraria,ou seja a pegada desse posterior fica em linha com as pegadas dos anteriore e posterior do lado contrario.(esquerdo ou direito conforme o caso)

Para ceder à perna.tens de desde o chão segurares com uma das mãos junto ao ferro(boca) e com a outra carregares com o polegar na barriga ( atras da cilha)do Cavalo obrigando-o a ceder a garupa para o lado contrario pelo menos um passo para começar.O mesmo do outro lado.
Quando estiver bem em vez do polegar é as costas da mão.

Montado recuando a perna e segurando a redea desse lado ele tem de ceder a garupa no ideal até 360 graus..uma volta sobre os anteriores para cada lado.(Não abuses destas voltas porque torce os boletos)

Quando tudo isto for conseguido vais ao longo do picadeiro(não da arena)metendo-lhe a cabeça ao muro(teia)recuando a perna de fora(da teia) obrigando-o a ladear cedendo a garupa,com a cabeça ao muro e remtendo o posterior para dentro da massa corporal.Isto já é uma "forma de ladear".
Quando estiver bem,viras a cabeça do Cavalo para dentro do picadeiro a a garupa vai junto à teia ao longo da parede do picadeiro e tens uma espadua a dentro.Estes dois casos são trabalho a duas pistas,pois ficam marcadas no chão duas pistas paralelas(uma dos anteriopres e outra dos posteriores) porque o Cavalo já vai de lado...como os cães andam...a dusa pistas.
Quando estiver bem começas a fazer diagonais no picadeiro com a perna de fora atrazada e uim apoio maior na redea do mesmo lado fazendo-o andar para a frente com decisão e de "peito aberto".

Por agora foi o que saíu sobre isto porque com mais tempo poderia explicar melhor.Tenho a dizer-te que isto foi tudo explorado por mim e pode não ter nada a ver com o que os credenciados fazem.Pode faltar aqui alguma coisa que até posso saber mas não me ocorreu.

sasudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ladear

#9 Mensagem por João dee Deus » sábado set 30, 2006 9:28 am

Jorge

Faltou aqui uma coisa.
Com o que eu disse, o Cavalo vai paralelo ao picadeiro e o que depois de conseguir isto se pretende é dar um encurvamento o que se consegue "segurando a garupa" atrazando a perna do lado para onde se vai,a outra perna junto á cilha segurando com a redea do mesmo lado sempre a andar prá frente.

saudaçõpes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » domingo out 01, 2006 1:17 am

Vou sou comentar ums coisa, Essa espádua a dentro que explicou não é espádua a dentro, é garupa ao muro ou ranvers.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » domingo out 01, 2006 8:11 am

Olá,
Os cavalos tem um defeito, de origem, enorme é que aprendem TUDO aquilo que lhes ensinamos. Assim tanto aprendem a fazer bem como mal e ao contrário de muitas outras coisas, a informatica por exemplo, não dispõem nem de um "botãozinho" para reeniciar nem de um "restore".
Devemos aprender com um cavalo que já sabe e depois então ensinar um que não sabe.
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ginastica

#12 Mensagem por João dee Deus » domingo out 01, 2006 9:35 pm

O Ensino são uma sequncia de exercicios de ginastica,o que é passivel de rectificaões e alterações,que estas sim, só estarão ao alcance de verdadeiros Mestres,porque a lição" direitinha" e sem a possibilidade de variações ao pedido do Mestre, é que estabelece a diferença dos mestres e Cavalos que se lhes tiraem a sequencia pela qual aprenderam ....ficam a nadar em seco 8)

Tanto no exercicio isolado,como na sequencia deles.

A diferença passa por executar exercicios ou parte deles sempre e quando o Cavaleiro quiser.A quadratura do já estabelecido é castrante no campo de treinos.
O Cavalos decoram tudo,e atá se chateiam da monotonia querendo sempre enovações.
Não estou a falar de "anarquia" mas sim de versatilidade e ampliação do campo de visão do Cavaleiro nos exercicios e recreações em cima de um Cavalo.
Nós sim...criamos vicios e a nossa mente por isso empurranos para essa rotina por nós criada...os Cavalos nisso são-nos superiores e não só aceitam como gostam de inovar e de desafios novos e alguns até apreciaam o inesperado.

Só quem não nota a diferença de comportamento de um Cavalo ao tentar stisfazer-nos num exercicio novo,que depois de ir à box no outro dia parece que "teve lá explicações prticulares",é poderá não entender que eles são tudo menos "quadrados".
Éu também por estas, e outros dirão o mesmo por outras razões,que eles são uns anmais admiráveis.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#13 Mensagem por Sentry » segunda out 02, 2006 4:40 am

Eu como sou a pessoa menos experiente, digo eu, comecei a fazer antes de mais cabeça ao muro e depois então comecei o ladear. E tenho trabalhado com duas poldras nesse sentido. E também na sua colocação, que desde que aprendi a fazer não quero outra coisa :lol: Se me estou a enganar o MMateus pode-me corrigir ;)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » segunda out 02, 2006 5:02 am

Olá,
Cada um vive e cria o seu imaginário, por isso vivemos tantos anos felizes com o sol a girar em volta da terra, só quando nos mostramos e nos sujeitamos ao julgamento dos conhecedores podemos começar a perceber o que realmente somos e sabemos. Até lá é o nosso imaginário...
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aprendizagem

#15 Mensagem por João dee Deus » segunda out 02, 2006 5:03 am

É isso mesmo Sentry.

A maioria das pessoas aprende inglês na escola e depois como raramente fala,NUNCA MAIS ABRE A BOCA EM INGLES com medo de dizer asneiras gramaticais.

Ou se aprende a montar com data marcada para a primeira prova de dressage......ou se aprende tirando todo o gozo que o processo pode dar.

Ao contrario do que disse e pensa o Luis Pedro,eu defendo que devem aprender os dois ao mesmo tempo.Se não houver a tal data.

Quando um aluno consegue tirar de um cavalo um efeito que tambem ele na altura aprendeu a fazer..,.,.CRESCE UM PALMO :lol: :lol:
Em auto estima ...é do melhor,e temos de nos lembrar de que muitas victorias destas que se conseguem nesta área e noutras,refletem-se no nosso dia a dia.

Uma ajuda na formação da personalidade de uma pessoa pode ao longo da vida ser mais gratificante que levar um cavalo ao "São Jorge".
Claro que uma coisa não impede a outra,mas ter as duas é dificil.

Como disse e me rectificou a Roger,nos exercicios de "muro",a testa do cavalo deve estar sempre virada para o topo do picadeiro.

Continua a fazer experiencias e quando passar por aí um monitor

8) ...pede-lhe ajuda :lol: :lol:
....talvês a caminho do Algarve

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”