Leitura de uma Carta Topográfica
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Leitura de uma Carta Topográfica
Boa tarde,
tenho andado muito curiosa com o TREC, e até que consiga ir assistir a uma prova ainda vai demorar... como a minha escola de equitação neste momento é virtual gostava de pedir que alguém publicasse aqui uma carta topográfica para eu tentar perceber um bocadinho melhor a prova de orientação!
Aliás... gostava de saber mais, muito mais acerca do TREC!
tenho andado muito curiosa com o TREC, e até que consiga ir assistir a uma prova ainda vai demorar... como a minha escola de equitação neste momento é virtual gostava de pedir que alguém publicasse aqui uma carta topográfica para eu tentar perceber um bocadinho melhor a prova de orientação!
Aliás... gostava de saber mais, muito mais acerca do TREC!
Ana Sofia Abreu
aqui vai um extracto de uma carta topográfica, correspondente a uma folha da Carta Militar de Portugal que é cartografia oficial do País e neste caso surge à escala 1/25000 o que quer dizer que um metro de desenho corresponde a 25000 metros (25km) na realidade.
Para ver se esta carta está na escala certa, a quadríula que está representada em linhas azuis deve formar quadrados de 4 cm (que correspondem à distância real de 1 km).
Nesta carta é possível observar a indicação do relevo to terreno através de curvas de nível, linhas de água, rede viária, edificações, marcos geodésicos, vegetação e muitas outras informações que se encontram na Legenda que sempre acompanha estas cartas.
Aconselho-te a visitar o site da ANTREC e a informares-te se é possível fazer a formação on-line que incide também sobre este tema.
Para ver se esta carta está na escala certa, a quadríula que está representada em linhas azuis deve formar quadrados de 4 cm (que correspondem à distância real de 1 km).
Nesta carta é possível observar a indicação do relevo to terreno através de curvas de nível, linhas de água, rede viária, edificações, marcos geodésicos, vegetação e muitas outras informações que se encontram na Legenda que sempre acompanha estas cartas.
Aconselho-te a visitar o site da ANTREC e a informares-te se é possível fazer a formação on-line que incide também sobre este tema.
aqui está um link para a Legenda que é igual para toda a Carta Militar de Portugal (esc. 1/25000)
http://img341.imageshack.us/my.php?imag ... milvd9.png
http://img341.imageshack.us/my.php?imag ... milvd9.png
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- Mestre de Equitação
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Ana
Esqueceste-te tambem de assinalar a tua casa....
Essa escala não é de 1/50.000.?
saudações marialvas
Esqueceste-te tambem de assinalar a tua casa....
Essa escala não é de 1/50.000.?
saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...
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- Mestre de Equitação
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Orientação
Hoje é um dos dias em que me deu maior prazer visitar o Fórum!
FINALMENTE observo o interesse espontâneo na descoberta do TREC!
Estamos no bom caminho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pois bem... a orientação é a "fase maior" do TREC.
Cavalo e cavaleiro têm de seguir um determinado percurso pensado pelo Traçador de POR e transmitido através de um carta topográfica (normalmente à escala de 1:25000, ou seja, 1cm na carta corresponde a cerca de 250mts no terreno). Claro está que a sua leitura e interpretação tem de ser cuidada... 1 cm em Santarém é diferente de 1cm no Gerês! Falo claro está dos acidentes de terreno, pelo que, devemos ter especial atenção às curvas de nível apresentadas na carta.
Este tipo de intervenções no fórum só me dão vontade de continuar a lutar pelo TREC.
Disponham para ajudar em tudo o que entenderem necessário.
Cts TRECeiros,
Virgílio Cervantes
FINALMENTE observo o interesse espontâneo na descoberta do TREC!
Estamos no bom caminho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pois bem... a orientação é a "fase maior" do TREC.
Cavalo e cavaleiro têm de seguir um determinado percurso pensado pelo Traçador de POR e transmitido através de um carta topográfica (normalmente à escala de 1:25000, ou seja, 1cm na carta corresponde a cerca de 250mts no terreno). Claro está que a sua leitura e interpretação tem de ser cuidada... 1 cm em Santarém é diferente de 1cm no Gerês! Falo claro está dos acidentes de terreno, pelo que, devemos ter especial atenção às curvas de nível apresentadas na carta.
Este tipo de intervenções no fórum só me dão vontade de continuar a lutar pelo TREC.
Disponham para ajudar em tudo o que entenderem necessário.
Cts TRECeiros,
Virgílio Cervantes
A Carta Militar de Portugal existe à escala 1/25000, 1/50000, 1/250000 e 1/500000.
O extracto na imagem é da escala 1/25000 que é a escala mais utilizada para fins de orientação.
Estas cartas são produzidas pelo Instituto Geográfico do Exército...http://www.igeoe.pt/
...efectivamente a minha casa não está representada porque não moro na zona!
O extracto na imagem é da escala 1/25000 que é a escala mais utilizada para fins de orientação.
Estas cartas são produzidas pelo Instituto Geográfico do Exército...http://www.igeoe.pt/
...efectivamente a minha casa não está representada porque não moro na zona!
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- Monitor de Equitação
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Orientação
A AnaE referiu bem que a escala mais utilizada na orientação A CAVALO é a de 1:25000, na orientação pedestre é a escala 1:5000 e na orientação motorizada (automóvel/mota) é a de 1:50000.
A utilização de uma determinada escala está directamente ligada à VELOCIDADE alcançada.
De referir que quanto MENOR for a escala MAIOR é o detalhe do terreno.
Quanto ao NORTE, temos de ter em consideração o Norte GEOGRÁFICO, o Norte Magnético e o Norte CARTOGRÁFICO, pelo que poderemos dizer que estamos orientados quando fazemos coincidir o Norte Magnético com o Norte Cartográfico e o relacionamos (declinação) com o Norte Geográfico.
Normalmente as Cartas topográficas apresentam no canto superior esquerdo a declinação magnética relativa ao ano de emissão da carta... depois é fazer contas!
Cts TRECeiros,
Virgílio Cervantes
A utilização de uma determinada escala está directamente ligada à VELOCIDADE alcançada.
De referir que quanto MENOR for a escala MAIOR é o detalhe do terreno.
Quanto ao NORTE, temos de ter em consideração o Norte GEOGRÁFICO, o Norte Magnético e o Norte CARTOGRÁFICO, pelo que poderemos dizer que estamos orientados quando fazemos coincidir o Norte Magnético com o Norte Cartográfico e o relacionamos (declinação) com o Norte Geográfico.
Normalmente as Cartas topográficas apresentam no canto superior esquerdo a declinação magnética relativa ao ano de emissão da carta... depois é fazer contas!
Cts TRECeiros,
Virgílio Cervantes
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- Sela 04 (estribo de bronze)
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OK, então numa POR é-me entregue uma carta topográfica com que indicações?! Alguma coisa como Ponto de partida e ponto de chegada? Mais??? Já percebi que há certas limitações durante a prova... por exemplo?!?!
Iaginem que eu não percebo NADA de TREC (e não percebo ) e vou participar na minha primeira prova (que não vou - pelo menos para já)... expliquem-me tudo o que preciso saber do funcionamento da POR!!! Regras, exemplos de provas que tenham já decorrido, etc!
E desde já, obrigada pelo interesse em ajudar-me!
Iaginem que eu não percebo NADA de TREC (e não percebo ) e vou participar na minha primeira prova (que não vou - pelo menos para já)... expliquem-me tudo o que preciso saber do funcionamento da POR!!! Regras, exemplos de provas que tenham já decorrido, etc!
E desde já, obrigada pelo interesse em ajudar-me!
Ana Sofia Abreu
LEITURA DE UMA CARTA TOPOGRAFICA
OLA ANASABREU
O MELHOR QUE TEM A FAZER É IR A PROVA QUE VAI HAVER NA COMPANIA DAS LEZIRIAS NO DIA 14 DE ABRIL E VER COM OS SEUS PROPIOS OLHOS COMO AS COISAS SE PASSAM.SERÁ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA FALAR COM CONCORENTES E ORGANIZAÇAO PARA LHE TIRAREM TODAS AS DUVIDAS.ESTOU-LHE A RECOMENDAR ESTA PROVA POR SER RELATIVAMENTE PERTO DE SANTAREM.
SAUDAÇOES HIPICAS.
O MELHOR QUE TEM A FAZER É IR A PROVA QUE VAI HAVER NA COMPANIA DAS LEZIRIAS NO DIA 14 DE ABRIL E VER COM OS SEUS PROPIOS OLHOS COMO AS COISAS SE PASSAM.SERÁ UMA BOA OPORTUNIDADE PARA FALAR COM CONCORENTES E ORGANIZAÇAO PARA LHE TIRAREM TODAS AS DUVIDAS.ESTOU-LHE A RECOMENDAR ESTA PROVA POR SER RELATIVAMENTE PERTO DE SANTAREM.
SAUDAÇOES HIPICAS.
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Re: Orientação
Pois bem, o interesse existe, o que não existe é a facilidade de o pôr em prática! Principalmente para quem reside no norte de Portugal!cervantes Escreveu:FINALMENTE observo o interesse espontâneo na descoberta do TREC!
Estamos no bom caminho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.
Horses-s, realmente fico espantada com a sua afirmação pois se consultar os locais de realização de provas e locais onde é possível aprender a modalidade... nenhum se localiza Sul do Tejo algumas até são bem a Norte!Principalmente para quem reside no norte de Portugal!
O que dirá um residente do Sul...
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- Sela 07 (estribo de prata)
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Ana não devemos andar a consultar as mesmas informações.
Ainda o ano passado as unicas provas feitas no norte do pais foram as de Arcos de Valdevez e as do Geres, quase todas as outras foram na zona do Alentejo.
Esperemos que este ano se façam mais pelo norte do país, especialmente no litoral.
Ainda o ano passado as unicas provas feitas no norte do pais foram as de Arcos de Valdevez e as do Geres, quase todas as outras foram na zona do Alentejo.
Esperemos que este ano se façam mais pelo norte do país, especialmente no litoral.
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.