Pelagem Cremelo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
leonora
Mensagens: 2
Registado: terça dez 28, 2004 6:59 pm

Pelagem Cremelo

#1 Mensagem por leonora » terça dez 28, 2004 7:25 pm

Olá a todos,
Sou nova deste Fórum, chamo-me Leonora e escrevo desde Itália.

Tenho uma curiosidade sobre um particular tipo de pelagem; o que os norte-americanos chamam "cremello"nos cavalos de raça paint. Queria saber se este tipo de cor no cavalo lusitano è sò um tipo de pelagem ou é o nome duma linhagem particular desta raça.

Muito obrigada e peço desculpa por os meus erros gramaticais e de acentuação :oops: .

filipe freire
Mensagens: 3
Registado: sexta abr 29, 2005 4:39 pm
Localização: portugal

#2 Mensagem por filipe freire » sexta abr 29, 2005 4:57 pm

Primeiro que tudo parabéns pelo português!
Agora em relação ao "cremello": não corresponde de facto a uma linhagem do lusitano nem tão pouco é um termo de pelagem usado em Portugal. Os cavalos paint são habitualmente designados malhados ou tobianos no que diz respeito á pelagem.
Se se interessa pelo lusitano, que é realmente um cavalo de sela fantástico, posso-lhe dizer que hoje em dia se reconhecem 4 linhagens: Veiga, Andrade, coudelaria nacional e alter real. :)
amador apaixonado pela equitação e pelos cavalos

leonora
Mensagens: 2
Registado: terça dez 28, 2004 6:59 pm

#3 Mensagem por leonora » quarta mai 11, 2005 7:18 pm

Muito obrigada!
Já sei que o Lusitano é um tipo de cavalo fantástico! Gosto muito desta raça!
Adeusinho,
Leonora

Joana Pereira
Mensagens: 3
Registado: sexta fev 08, 2008 11:18 am
Localização: Coimbra
Contacto:

Cremello será o Isabel!!!

#4 Mensagem por Joana Pereira » sexta jun 27, 2008 12:51 pm

Não sei se 3 anos depois da mensagem inicial ter sido colocada, ainda vou a tempo de ajudar, mas vale sempre a pena tentar:

O termo cremello encontra em português o equivalente Isabel. Na verdade termo Isabel descreve uma cor de pelagem enquanto que o termo cremello diz-nos qualquer coisa mais. Ele informa-nos que se trata de um animal de cor Isabel e que a cor, do ponto de vista da informação genética, resulta de uma diluição de um cavalo lazão.
Há ainda outros dois termos americanos usados para designar cavalos também eles Isabeis (para os portugueses) mas com uma componente genética diferente. São eles o "Prellino" caso a cor base do cavalo seja o castanho e o "smoky cream" caso a cor base do cavalo seja o preto.

Em resposta à sua questão, acrescento então que o termo cremello é utilizado para designar uma pelagem e não uma linhagem.

Sem mais

Joana Pereira

Responder

Voltar para “Veterinária”