Égua de 13 anos

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

Égua de 13 anos

#1 Mensagem por Vânia Freitas » terça ago 02, 2005 8:34 pm

Tenho uma égua com 13 anos e preocupa-me muito o avançar da idade pois adoro-a. Como não pretendo abandoná-la gostaria que me dessem diacas para proporcionar-lhe uma óptima qualidade de vida há medida que a idade avança.

Quando a devo considerar velhar e abrandar?

Que cuidados devo ter posteriormente ou já?

Obrigado

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#2 Mensagem por omega2 » quarta ago 03, 2005 6:35 pm

ola vania.
olha, quanto mais velho for o cavalo mais sensivel vai ficar a certas mudanças na rotina diária. a alimentação, a maneira de lidar e tratar dele e acima de tudo tem que haver uma certa regularidade no trabalho do cavalo!! vai inspecionando a tua égua á procura de inchaços ou marcas na pele que possam ser indicio de pequenas taras (ovas, agrioes, etc.). penso que este tipo de taras é mais normal nos membros, mas nao tenho a certeza!
quando saltares com ela liga a depois para ela ficar confortavel, pois os tendoes ja nao sao os de um poldro. inspeciona os cascos á procura de mudanças de temperatura (antes e dp do trabalho).
ha pequenos pormenores que tu propria deves observar regularmente. a propria atitude da egua, ve se as mucosas (labios, perto dos olhos, narinas, vagina) estao normais, ou seja se nao ha qualquer corrimento. bem, espero que com o pouco que sei possa ter ajudado!
fica bem*
Ana sousa

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

idade

#3 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 03, 2005 7:27 pm

Gostei do post da Ana.

Um pouco exagerado para a idade da Égua,mas revela uma sensibilidade ao assunto digna de nota.

Com13 anos,e tenho dois cavalos dessa idade,Luso e Leo,há que ter cuidado,mas mais com o estômago deles.

Em termos fisicos de resistência,(pequeno esforço continuado)estão no máximo,mas a partir daqui,os aquecimentos tomam uma importância fundamental.

Cuidado com as mudanças bruscas de alimentação,em qualquer idade este cuidado é válido, mas agora mais.

Se ela for bem cuidada,o que não aconteçe com os meus,vais ter Égua,a trabalhar "normalmente" por mais 13 anos no mínimo.
Este normalmente,não inclui competição.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

#4 Mensagem por Vânia Freitas » quarta ago 03, 2005 7:34 pm

obrigado pela resposta.
Talvez seja exagerado mas como quando me perguntam e digo a idade da égua e dizem-me que pensavam que era mais nova e que está a ficar velha fico um pouco pensativa e preocupada.
Acho que nunca teve em tao boa forma física. Está com uma óptima resistência e nota-se que é alegre quando trabalha ou passeia.
As minhas questões baseiam-se na preocupação de cuida-la o melhor possivel, uma vez que, é uma grande companheira.
Sr. João quando acha que devo abrandar o ritmo de trabalho da égua? Esta é passada à guia (com diversos exercícos) três a quatro vezes por semana com uma duração de 20 a 30 minutos. Normalmente ao sábado é o "dia de passeio" e de um esforço um pouco maior.
Desde já obrigado pela atenção.

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

obrigada

#5 Mensagem por Vânia Freitas » quarta ago 03, 2005 7:39 pm

obrigada pela atenção Ana.
Por acaso não faço saltos com a égua. Esta é utilizada para lazer apesar de a ensinar várias coisas mas saltos por acaso não, uma vez que tem mais aptidão para dressage. MAs claro nada de competição apenas por gosto.
Sempre que souberes algo que me possa ajudar agradeço.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Investiga

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 03, 2005 7:45 pm

Vãnia


3/4 vezes por semana à guia,com um passeio ao Sábado,vais ter égua até aos 30 anos.(idade dela)

É uma vida de Rainha."!

Tomara tu tê-la,nas devidas relações de Humano para "irracional".

E o TREC como é que fica.? Ela está na melhor idade para essa disciplina.É exatamente o que vou fazer com o meu Luso.

Já fizeste exame da sela 4.?

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

em resposta

#7 Mensagem por Vânia Freitas » quarta ago 03, 2005 8:51 pm

Idade dela? a idade dos cavalos não se vê como a nossa ou é como os cães?
EAdorava competir TREC mas não tenho quem me treine. Nunca frequentei centros hipicos foi sempre o meu avo que me ensinou tudo. Desde que ele faleceu que tenho sido auto-didacta. Claro que se tivesse um "empurrãozinho" entrava. Não fiz exame da sela 4., já me falaram nisso mas agora no "mundo dos cavalos" estou um pouco só.
Espero que consiga óptimos resultados com o seu cavalo ou pelos menos que se divirtam que é fundamental

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Investiga

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 03, 2005 9:09 pm

Eu referia-me à vida de rainha.

Eu também sou e sempre fui um Auto-didata.

Pela razão de ser em relação ao mundo dos cavalos,um Out-sider.

Nestas condições tens todo o mérito daquilo que conseguires.

Vais descobrir métodos que te vão levar aos mesmos fins,mas descobertos por ti.

É uma grande provação para quem tiver ânimo e engenho.

Por estas razões,mais que não fossem,tens todo o meu apoio.

Pergunta o que quiseres,sabendo de ante-mão que para mim não hexistem perguntas demasiado "primárias".Todas têm como base o querer saber.E isso ,para mim chega.

Se fores ao jantar aí no Porto no dia 12,podemos conversar.

Saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

em resposta

#9 Mensagem por Vânia Freitas » quinta ago 04, 2005 11:39 am

Terei todo o gosto em ir ao jantar. Se me puder dar informações sobre o local e assim!
Uma pergunta, se nao se importar, que gostaria de colocar é a seguinte: há uns tempos comecei a praticar aquelas figuras utilizadas no picadeiro (A, F,B,N,C,H,E,K). Primeiro compecei a passo depois a trote e agora a galope visto que somos as duas ainda inciantes neste tipo de exercícios. Verifique que a trote e a passo faz tudo muito bem e aprende muito rápido. Já a galope verifiquei qu tem mais facilidade para a esquerda. Assim, durante os exercícos à guia comecei a tomar mais atenção à direita e a praticar mais. Assim, quando as figuras são feitas a galope a égua fica mais nervosa e confusa querendo antecipar as minhas ordens. Já cai uma vez graças a isso pois ela vira de repente mal sente a minha ordem.
Que posso fazer para a pôr mais à vontade nestes exercícios e para que confie em mim esperando pela minha ordem sem se antecipar.
Obrigado pela atenção.

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

sela 4

#10 Mensagem por Vânia Freitas » quinta ago 04, 2005 11:42 am

Outra questão da qual me esqueci ( e espero não estar a ser demasiado inconveniente, mas o mundo dos cavalos fascina-me e posso passar horas a pesquisar e a pensar nisso) mas de que necessito para fazer o exame de sela 4, onde me posso dirigir, e em que consiste o exame?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Investiga

#11 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 04, 2005 12:56 pm

Vânia

Quase todos os Cavalos têm a esquerda como o "lado bom".

Há várias teorias sobre isso,umas ligadas á visão,outras ao cérebro,etc.

Para mim,tem a ver com a posição do feto,que geralmente está enrolada para a esquerda.Logo a coluna forma-se nesta posição.

Os exercícios de Guia para a direita são essenciais,mas com a guia o mais curta possível.O resultado disto só se vê ao fim de algum tempo.

Agora o principal.

A precipitação no galope.

Para começar a tua ègua "tem sangue".Não sei a raça mas tem.

Primeiro tens de ver se ela se toca no galope.Põe protecções.

Depois como o galope é no fim,ela pode já estar farta dos exercícios.

Para os Cavalos,é como com as bicicletas,quanto mais devagar mais difícil,e pelos mesmos motivos.

Num galope mais largo,ela fica mais confortável.

Se puderes tenta estes exercícios fora do picadeiro.Ela pode estar a acusar a pressão do ensino,e associa ao picadeiro.

Mais...e mais complicado:

Ela pode estar a acusar a pressão que tu imprimes ao exercício,e como já caíste nesta situação,o "clima" de parte a parte não é o mais favorável.

Tenta que outra pessoa faça esse exercício,e vê.

Vê e puxa pela cabêça como disseste que costumas fazer.Essa é a parte mais gratificante.

Seres dona dos teus argumentos e conclusões,faz-te "crescer" um palmo.

E vais conseguir,tenho a certaza.

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Investiga

#12 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 04, 2005 1:01 pm

Também me esqueci da sela 4.

O exame consiste numa prova P1,e uma de saltos a 80 Cm.

Mas podes pedir á FEP,que te diga,ou mande o "programa".

Há Picadeiros com técnicos credenciados para fazeres o exame,em todo o País.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

hei-de conseguir

#13 Mensagem por Vânia Freitas » quinta ago 04, 2005 7:49 pm

Quando pratico estes exercícios que mencionei faço-os num monte perto de casa onde existe terreno em terra batido óptimo. Estes exercícios não os costumo fazer num picadeiro apenas a passo À guia num picadeiro.
Assim esses exercícios efectuo-os quando passeio com ela. E já descobri que se primeiro deixá-la correr e trotar pelo monte depois faz as coisas com mais agrado. Deste modo também não deixarei que me "chantagie" com isso pois ela é muito espertinha e mimada.
Vou tentar que faça, por vezes, mesmo sem iniciar com "as brincadeiras", podendo estas serem de início ou no fim, para que não ganhe vícios.
Ainda hoje passei-a à guia, no final, a galope com pouca corda. Vamos lá ver se vai resultando. No outro sábado já notei progressos. Se não resultar hei-de "magicar" outra solução :-)

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#14 Mensagem por omega2 » quinta ago 04, 2005 7:53 pm

alem d prova de ensino e da prova de obstaculos tens tb uma pequena prova teorica onde te vao perguntar algumas coisas para analisar os teus conhecimentos sobre cavalos. as pelagens, as raças, maneio geral, etc.
tens tb um prova escrita. tal como disse o joao, experimenta pedir á federação que te mande o regulamentgo da prova de sela 4. talvez nos encontremos no jantar de dia 12!
bjokas

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

já me esqueica

#15 Mensagem por Vânia Freitas » quinta ago 04, 2005 7:56 pm

o lado dela bom é sem dúvida o esquerdo o problema é que o meu também e durante anos nunca me apercebi que utilizava muito mais a esquerda com ela.


A minha égua é cruzada (lusitano com árabe).Não sei a raça mas tem.

Não é costume tocar-se mas ja aconteceu uma ou outra vez.


Num galope mais largo,ela fica mais confortávelmas torna-se mais dificil de controlar pois atinge uma velocidade um pouco exagerada para ser possível realizar os exercícios com segurança para as duas.

Realmente ela acusa a pressão que imprimi ao exercício,e também como comecei a realizá-lo ha pouco ela ainda se sente um pouco insegura.
vou ainda este sábado tentar com que outra pessoa faça esse exercício,apesar de ela ser um pouco apegada a mim e quando outra pessoa a monta (o que é raro) ela tenta voltar para mim e não respeita muito.
Depois destas tentativas pode ter a certeza que não desistirei se não resultar pois sou bastante teimosa e sei que conseguirei.
Obrigado por tudo

Responder

Voltar para “Veterinária”