Preço do Feno?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Preço do Feno?

#1 Mensagem por AnaE » segunda mai 22, 2006 5:40 pm

Bom dia!

Alguém me pode dar ideia dos preços actuais do feno?

Já me pediram 2,5€ o fardo por um feno que afinal era uma porcaria, e agora já encontrei a 6€ feno bom.

Gostava de ter ideia dos preços que se praticam por aí, e enventualmente onde comprar na zona de lisboa.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

feno

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 22, 2006 11:04 pm

Ana

Vai à S.H.P,no campo grande,e procura nos tratadores contactos de fornecedores de feno.Vais conseguir melhores preços que esse de 6 € que é simplesments escandaloso.

Mas arranja mais do que um,como será obvio.

Se tiveres de recorrer à palha,que é apenas lastro,terás de compensar com melhor ou maior quantidade de ração,como sabes.Mas outros que lerem poderão ou não,saber claro.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » segunda mai 22, 2006 11:32 pm

Pois... já fiz isso... já tenho o contacto ... mas os preços ainda rondam os 5€, embora tivesse sido avisada que tendem a descer porque este ano há muito, e devem chegar aos tais 2,5€.

Agora... hoje pude lá ver uns fenos... e feno!

Ervas expontaneas completamente secas do Sol, não acabam por fazer o mesmo efeito que palha??????? Pensava que feno era só aquele humido e verdinho.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

feno

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 22, 2006 11:50 pm

A fenagem é a técnica de cortar a planta inteira,ou completa,deixá-la secar cortada portanto, e enfardá-la.

Pode ser aplicada em monoculturas,(só uma espécie),em culturas mistas de sementes seleccionadas,ou em zonas de pasto espontâneo.

Os Cavlaos rejeitam algumas plantas em estado verde,mas comem-nas se estiverem bem secas.As razões devem prender-se com a seiva ser ou de mau gosto ou mesmo "venenosas".

Lógicamente quanto maior for a variedade de plantas,mais completa será a unidade alimentícia.(U.E).Antigamente era assim que se chamava.

Idealmente poderia achar-se uma combinação para semear,e há algumas direccionadas em vários sentidos de eficácia.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#5 Mensagem por Dr.Elina » terça mai 23, 2006 2:06 am

Duvido que o preço do feno desce muito este ano pois os agricultores estão a encher as suas reservas que ficaram vazias durante os anos de seca e por isso não querem vender. Ou vendem a um preço escandaloso :P

O meu fornecedor está a vender 3.5€ por fardo aos clientes habituais quando consegue arranjar algum.

Este ano vai haver muito é de palha. Já ano passado houve e de muito boa qualidade, por isso o preço da palha está dentro do razoável, 2.5€ por fardo.

Claro está, para estes preços adiciona-se o transporte para Lisboa...

E com os preços dos combustíveis os preços de feno/palha também sobem :evil:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quarta mai 24, 2006 10:32 pm

obrigada aos dois!

Acho que consegui um meio termo... 4.5€ (talvez se esperasse mais umas semanas poderia descer mais) por cada fardo de 25 kg de Feno de azevem, com arrumação incluida... e claro com o preço a baixar se fosse mais quantidade.

Espero não ficar desiludida na hora da entrega...

Saudações equestres

Um desabafo.... nos ultimos dias tenho contactado com inúmeros "agentes" das várias áreas que intervêm no "negócio" dos cavalo... BAH!..... que gentinha!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#7 Mensagem por Sentry » quarta mai 24, 2006 11:01 pm

Bem posso dizer que o feno está caro, mas para a minha zona não deve de chegar aos 3€. Pedir 6€ por cada fardo é um abuso. Se eu pedisse 6€ estaria rico em pouco tempo!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#8 Mensagem por Sentry » quarta mai 24, 2006 11:02 pm

Sem transporte claro!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

feno

#9 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 24, 2006 11:27 pm

Na próxima semana tenho feno de aveia a 2 € o fardo,no chão.Ou seja tem de se carregar e levar.

É de boa qualidade,porque já o vi por apanhar, só não o vi enfardado,donde o tamanho dos fardos importará.

São cerca de 500 fardos,mas há mais por aqui perto.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » quarta mai 24, 2006 11:31 pm

... vantagens da ruralidade! :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ruralidade

#11 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 25, 2006 12:02 am

E há muitas mais........Poucas pessoas saberão o que perdem em estar divorciados de uma situação que até à pouco tempo,era o normal.
Eramos todos rurais.Só que fugiram da dureza do trabalho,dos horários,da inconstancia dos rendimentos,das intempéries, do frio e calor,.................para uma situação mais fácil e dita civilizada.

E ainda comentam negativamente os subsídios que teem de dar aos "resistentes" para que continuem no meio rural trabalhando ao sol e à chuva.

Mas ver ao nascer o sol todos os dias,sente-se um magnetismo que nos atravessa.( Que já está estudado e reconhecido cientificamente).

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » quinta mai 25, 2006 12:08 am

... pois é um tema complexo que daria longas discussões... mas que sem dúvida influencia o preço do feno!

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#13 Mensagem por J.Afonso » sexta mai 26, 2006 12:45 am

Granda Joao!!!
Só te falta seres Alentejano....mas pode ser que sejas aceite como Alentejano "honoris causa" :twisted: ....eu voto por ti no próximo conselho da RPA (Republica Popular do Alentejo)
Um abraço
Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ser ou não ser

#14 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 26, 2006 4:42 am

Fonso

Já aqui disse que se não fosse Açoreano seria Alentejano.

Fui muito influenciado pelos seus usos costumes e pragmatismo com que tiveram de percorrer a vida de cada um.

Respeito muito esse povo,também pelo que ele sofreu no antigo regime.

Assisti e ouvi contar coisas de arrepiar mesmo naquele tempo,agora então nem dava para acreditar se aqui contasse.

Por vezes nas telenovelas brazileiras que retratam o antigamente,vê-se a escolha de escravos nos mercados.
Pois eu vi,com 11 anos,em Arraiolos,numa daquelas praças,o pessoal sentado no chão junto e ao longo das paredes,à espera de ser escolhido para trabalhar naquele dia.
O capataz ia passando e apontava com uma chibata para quem queria que fosse,e ele levantava-se e ia atrás da bicha que se ia formando.

Chumbadas de sal,para quem não saiba eram caruchos de caça que em vez de levarem chumbo era sal,o que fazia feridas horriveis e difíceis de curar,por serem apanhados a roubar uma chapa de cortiça da pilha,que por vezes ficava kilometros de casa,em noites de temporal.

Só me admirei no 25 de Abril,eles não levarem tudo à frente,o que para mim foi uma demonstração de civismo,não de medo.

Podia estar aqui a contar coisas toda a noite.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#15 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 8:33 am

O meu Amigo João de Deus escreveu:

"... Chumbadas de sal,para quem não saiba eram caruchos de caça que em vez de levarem chumbo era sal,o que fazia feridas horriveis e difíceis de curar..."

MAS CURAVAM!

Sem querer parecer Reacionario, porque, conheço-me Não SOU, parece-me que "algo" deste antigamente até faz uma certa falta.

Não ando a ler "Christine Garnier" em demasia nem nada! Era puto no 25, de escola, mas que a DIS... falta, falta...

6 éolicos por fardo... venham os cartuchos de sal!....


Cts Cavaleiros

Responder

Voltar para “Alimentação”