Fórum Cavalonet
Data/Hora: s√°bado set 20, 2014 7:00 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda set 25, 2006 8:06 am 
Desligado
Espectador

Registado: segunda set 25, 2006 7:28 am
Antes de mais sauda√ß√Ķes a todos os que frequentam este f√≥rum.

Venho pedir ajuda a todos os entendidos em cavalos para me esclarecerem acerca da alimentação correcta para um cavalo.

-Dimens√Ķes da boxe.
-Camas de palha ou estilha.
-N√ļmero de refei√ß√Ķes por dia.
-Qual a ração mais adequada para um cavalo de esforço médio.
-Que palha de dar e que quantidade.
-Custo mensal tendo em conta a vossa experiência

Gostava de tirar estas d√ļvidas antes de passar a fase seguinte, a compra do animal. Bom se se lembrarem de mais algum pormenor que me esteja a falhar digam. Agrade√ßo desde j√° a aten√ß√£o dispendida por v√≥s.

Atentamente, Claudio Gomes

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 25, 2006 11:54 pm 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm
-Dimens√Ķes da boxe. ... min 3x3... preferivelmente que o cavalo tenha acesso diario ou freq. a um paddock.

-Camas de palha ou estilha. .... eu prefiro palha... aparas também tem vatagens de limpeza (mas dá muito trabalho a limpar permanentemente se não estragam-se em pouco tempo e são muito caras... as boas) e pode ser bom para controlar a alimentação do cavalo, quando por exemplo é um cavalo muito guloso por palha.

-N√ļmero de refei√ß√Ķes por dia.... min 3

-Qual a ração mais adequada para um cavalo de esforço médio... depende do cavalo e do tipo de esforço... mas quanto mais natural melhor.

-Que palha de dar e que quantidade.... deve dar-se palha e feno... o cavalo deve ter acesso constante a palha ou feno... o que rondar√° no minimo 1 fardo por dia no total.

-Custo mensal tendo em conta a vossa experiência... se for para ter o cavalo em casa e fazer por conta própria todas as tarefas (que são muito trabalhosas, não têm feriados nem férias, e não podem ficar para depois)

ração ..entre 30 a 50 euros

palha/ feno a 2.5‚ā¨ o fardo de 25 kg(o pre√ßo depende da zona do pa√≠s e da disponibilidade)... √© fazer as contas...

aparas 7.5 a 15 euros a saca de 40 kg.... a duração depende da frequencia da limpeza das aparas... uma saca pode duras 1 semana .... ou 2....

resumindo:... para ficar "menos caro" dá muito trabalho... mas depende de muitos factores... localização no país... tempo, espaço e mão de obra disponivel...

H√° alguma literatura sobre o assunto... mas n√£o h√° como experimentar!

Assunto da Mensagem: .
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 12:05 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: quarta fev 16, 2005 12:49 am
Claudio

Benvindo c√° aos foristas.

Se fores tu a tratar dele..a alimentação de um Cavalo custa um maço de tabaco por dia...e ponto final.

√Č o que eu costumo dizer aos que querem ter um Cavalo e s√£o fumadores :wink: .N√£o sei se √© o teu caso,mas se for serve-te a carapu√ßa,sabendo de antem√£o que matavas dois coelhos com uma cajadada :wink:

Como a Ana diz,se ele for de comer a cama,convém ser de aparas.

sauda√ß√Ķes Marialvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 4:45 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: domingo mar 19, 2006 8:16 am
Ol√° Jo√£o,
Agora n√£o percebi, "...sabendo de antem√£o que matavas dois coelhos com uma cajadada", quais coelhos, ele e o cavalo?

Luis Pedro

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 4:46 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: domingo mar 19, 2006 8:16 am
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Luis Pedro

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 6:10 am 
Desligado
Espectador

Obrigado pelas vossas respostas.

Em rela√ß√£o √†s minhas quest√Ķes quero acrescentar que contratei o meu av√ī para tratar do animal. Assim mato dois coelhos de uma cajadada.

-A primeira poupo uns ‚ā¨‚ā¨ e depois o velhote, como eu, adora estes bichos.
-Por outro lado o espaço que tenho para a boxe deve ter uns 4x4m ou 5x4.
-Tenho j√° disponivel 500m2 para deixar o cavalo durante o dia. Vou tentar arranjar mais uns 1500m2. J√° agora o que posso semear para pastagem.

Caro Jo√£o felizmente n√£o tenho esse vicio malvado do tabaco, por isso mais um ponto a favor para a compra do cavalo... :lol:

Se poderem dar mais conselhos agradeço. Nunca são demais.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 6:32 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm
√Ā partida parece um cavalo com sorte... vamos l√° ver se o mesmo se aplica ao teu av√ī! :roll:

Assunto da Mensagem: .
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 6:49 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Luis

Os dois coelhos s√£o matar o vicio e satisfazer o gosto de ter um Cavalo :wink:

Claudio

500 metros quadrados é uma ganda "sala de estar"..por aí ele está bem. :wink:

Ter um av√ī para o tratar...est√°s tu bem :wink:

1500 metros para semear √© que est√£o os dois mal porque n√£o d√° para nada.P√īe l√° mais um zero nessa medida e j√° podes semear aveia se o terreno tiver hmidade suficiente.

Estou ansioso para ter um neto que me "chateie" a cabeça para tratar de um Cavalo dele :lol: :lol:

sauda√ß√Ķes Marialvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 10:34 pm 
Desligado
Espectador

Pois por mais um zero até ponho tenho que ver se consigo arranjar um terreno para alugar. Isto por aqui está tudo muito inflacionado... Mas em relação ao pasto não existe nenhuma mistura de sementes própria? Pelo menos para os ovinos acho que existe. Obrigado a todos pelas respostas.

Atentamente, Cl√°udio Gomes

Assunto da Mensagem: pasto
MensagemEnviado: ter√ßa set 26, 2006 10:59 pm 
Desligado
Mestre de Equitação

Cl√°udio

Para semeares aveia tens o terreno ocupado de outubro a junho,depois e até à nova sementeira ele pasta o restolho da aveia.

Se for terra boa consegues 200 fardos pelo menos o que te dar√° para o ano todo contando que enquanto pasta no restolho n√£o gastas fardos.

Se a aveia estiver boa, pouca ração..ou pelo menos, menos ração será precisa.

Sauda√ß√Ķes Marialvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 27, 2006 1:07 am 
Desligado
Sela 04 (estribo de bronze)

Registado: quinta mar 23, 2006 9:25 pm
Eu por exemplo estou a pensar semear para a Libra comer no pasto e não só para enfardar... continua a ser melhor a aveia?

Assunto da Mensagem: aveia
MensagemEnviado: quarta set 27, 2006 9:04 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Ana

N√£o..se queres semear para pastagem,tens de ter terreno suficiente para fazeres veda√ß√Ķes e mudares o Cavalo para n√£o sobrecarregar a pastagem.
Nesse caso é melhor que peças uma analise ao solo e com esses dados te aconselhes com um técnico que trabalham com as casas que vendem sementes para ele te indicar a mistura de sementes mais indicada.

sauda√ß√Ķes Marialvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 27, 2006 6:06 pm 
Desligado
Sela 04 (estribo de bronze)

Registado: quinta mar 23, 2006 9:25 pm
o terreno tem cerca de 7000m2... divido em 2?

Assunto da Mensagem: tyerreno
MensagemEnviado: quarta set 27, 2006 11:38 pm 
Desligado
Mestre de Equitação

Ana

Essa dimensão é pouca para semear pastagem :roll:

Assunto da Mensagem: Novas d√ļvidas
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 12:39 pm 
Desligado
Espectador

Registado: quarta mar 18, 2009 2:05 pm
AnaE Escreveu:
ração ..entre 30 a 50 euros

palha/ feno a 2.5‚ā¨ o fardo de 25 kg(o pre√ßo depende da zona do pa√≠s e da disponibilidade)... √© fazer as contas...

aparas 7.5 a 15 euros a saca de 40 kg.... a duração depende da frequencia da limpeza das aparas... uma saca pode duras 1 semana .... ou 2....

resumindo:... para ficar "menos caro" dá muito trabalho... mas depende de muitos factores... localização no país... tempo, espaço e mão de obra disponivel...

H√° alguma literatura sobre o assunto... mas n√£o h√° como experimentar!

Estou a reabrir este tópico pois sou novo por aqui.

Ao ler esta informação dada pela AnaE fiquei um pouco confuso, pois não sei se esta informação é para desanimar quem quer iniciar-se nos cavalos ou se realmente é verdade, o que não me parece...

Pelo que tenho lido os cavalos devem comer cerca de 2,5% do seu peso por dia, logo um cavalo de 600Kg deveria comer ceca de 15Kg de alimentos por dia.

Mediante o que disse a AnaE, um cavalo come em média 25Kg de palha/fen por dia??? mais 30 a 50 euros de ração por mês (conforme o preço da mesma poderemos estar a falar em pelo menos 120Kg de ração/mês), logo mais 4Kg de ração por dia... mais suplementos, fruta,....

Ou seja, para esta forista um cavalo deve comer à volta 30Kg de alimentos por dia....
ou seja, o dobro do recomendado...

Agradeço comentários a isto.
Cumpriementos,

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal