Boca Queimada

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
fernando santos
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 29, 2007 5:13 pm

Boca Queimada

#1 Mensagem por fernando santos » segunda jan 29, 2007 6:00 pm

Bom dia,

Tenho um cavalo lhe foi queimada a boca enquanto poltro gostaria de saber se á algo que lhe possa fazer para ele voltar a recuperar sensibilidade na boca visto que tenho certas dificuldades em paralo a redea quando vai a galope . obrigado :?: :?: :?:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » segunda jan 29, 2007 6:09 pm

Queimada a boca, como?... já foi visto por um veterinário para saber se ele tem condições de ser montado?

fernando santos
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 29, 2007 5:13 pm

boca queimada

#3 Mensagem por fernando santos » segunda jan 29, 2007 8:09 pm

o que se passa na realidade e que o cavalo não obedece de imediato quando se lhe pucha as redeas avendo a necessidade de fazer alguma força e de certo modo ser um pouco brusco para o fazer parar certamento avera um termo tecnico para avaliar este comportamento mas a mim só me disseram que o cavalo tinha a boca queimado :cry:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » segunda jan 29, 2007 8:25 pm

Se o cavalo fosse meu pedia para o veterinário ver os dentes e a boca a ver se tinha algum problema e punha alguém com conhecimento a desbastar o cavalo.

Parece-me que ele já deve ter levado demasiados puxões na boca para a idade e não admira que sinta desconforto ou seja insensivel de boca.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 9:09 pm

Fernando

Devias ter posto a palvra "queimada" entre aspas.... :lol: :lol: :lol:

É um termo popular que se usava e que quer dizer que já lhe estragaram a boca com algum freio ou coisa assim.
Primeiro terás de como te foi dito pela Ana,chamares um vet para ver e ele te dirá a sua opinião.

Se não houver nada de especial terás de educar o cavalo o que é um trabalho muito dificil e que requer muita paciencia.

Se fosse eu,usava em conjunto com o ferro da boca uma "serreta" que não é serreta mas igual ao que se usa no cabeção de castigo que é almofadado e um para de redeas presas às argolas.
As 4 redeas são usadas em conjunto para a paragem,e com o tempo a predominancia da redea do ferro vai-se acentuando atá que a redea da "serreta" vai sendo menos usada...é uma questão de educação e de paciencia.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » segunda jan 29, 2007 9:18 pm

Se fosse eu,usava em conjunto com o ferro da boca uma "serreta" que não é serreta mas igual ao que se usa no cabeção de castigo que é almofadado e um para de redeas presas às argolas.
As 4 redeas são usadas em conjunto para a paragem,e com o tempo a predominancia da redea do ferro vai-se acentuando atá que a redea da "serreta" vai sendo menos usada...é uma questão de educação e de paciencia.
Sr. João não acha que recomendar o uso de um "bisturi" a um "interessado em medicina" pode não dar bom resultado?

Só a palavra "serreta" me dá calafrios!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 9:31 pm

Ana

Já aqui contei uma passagem com um vizinho aqui da quinta em que os cavalos grandes que por aqui apareciam,só com serretas os conseguiam controlar.

Aquilo que recomendei não são as serretas que conheces de espanha que essas sim até fazem sangue.
A que recomendo é almofadada e tem por função uma oposição frontal para ele entender que é para parar.Como digo no meu escrito é uma maneira natural de fazer a paragem.Puxando os queixos para trás é que não é natural para pedir uma paragem,e há cavalos que teem dificulfdade em associar.
Depois por associação com o ferro na boca ele vai compreender.

saudaç
ões marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Veterinária”